O que é "Ichinen"? Outro aspecto que venho estudando e ponderando há muito tempo é o termo no Budismo Nichiren chamado “Ichinen”.

O que é "Ichinen"? Outro aspecto que venho estudando e ponderando há muito tempo é o termo no Budismo Nichiren chamado “Ichinen”. Por muito tempo pensei que “Ichinen” significava, “sua determinação de fortalecer sua vontade”. Muitas vezes eu cantava com muita determinação e resolução para alcançar meus objetivos, às vezes até ficar quase rouco. Freqüentemente tentei "reforçar meu Ichinen”.

No entanto, senti que ainda tinha mais a aprender sobre o que esta expressão significa e de onde ela veio, porque muitas vezes me foi transmitido que nós ativamos e reforçamos nosso poder psicológico interior através da recitação do Daimoku. Portanto, pensei que iria moldar minha vida com minha própria força e poder.

Ichinen é frequentemente usado como uma forma abreviada de “Ichinen-Sanzen”, que também descreve o estado iluminado de sua vida inscrito no Gohonzon. Tentei entender o significado literal. A palavra "ichi" significa "um". O caractere chinês para "nen" consiste em dois caracteres. O de cima significa “agora” ou “presença”, e o de baixo significa “coração”.

Assim, “Ichinen”, ao meu entender, é simplesmente “presença completa de coração”. Acontece quando você para de viver na sua cabeça e de pensar nas coisas que ainda precisa fazer. É quando você experimenta uma conexão completa com este momento em estado meditativo. Você está totalmente sintonizado com o aqui e agora.

Nesta hora, você não está vivenciando sua consciência cotidiana. Você não está preocupado com o futuro e não se arrepende do que fez no passado. Você não está pensando no que aconteceu ontem ou há três semanas, no que você pode preparar para o jantar, no que seus colegas disseram esta manhã e para quem você ligará em seguida. Você está aqui, agora, neste momento, nada mais.

"Sanzen" significa "três mil", significando tudo o que possivelmente existe no universo. Então, o que eu entendo é que Ichinen-Sanzen significa, “Estar totalmente sintonizado neste momento, meu coração conectado às possibilidades abundantes e ricas do universo.” Esse momento é quando posso escolher e revelar uma nova realidade!

Neste momento presente, tenho todas as possibilidades. Você alcança esse estado de espírito quando se concentra intensamente no Gohonzon e se torna um com ele enquanto canta Daimoku. Assim, em profunda concentração e consciência, você se conecta a tudo e pode influenciar tudo aqui e agora. 

Tudo está em mim e eu sou tudo. É por isso que posso influenciar tudo enquanto canto Daimoku. Assim, a mudança ocorre sempre de dentro, espalhando-se para fora. Você pode alterar sua consciência em um único momento!

Vamos repassar isso: Ichinen, relacionado à filosofia holística de Ichinen-Sanzen, significa, “um estado mental concentrado,” ou "um coração neste momento". A mudança pode surgir uma vez que todas as possibilidades (Sanzen) estão contidas neste estado de consciência focada (Ichinen).

Como estou conectado a tudo neste estado de espírito, posso influenciar tudo. 

Ichinen pode, portanto, também ser entendido no sentido de determinação, visualização ou intenção. Ainda assim, num sentido mais profundo, significa sempre: “Um estado mental concentrado para além da nossa consciência quotidiana.” Portanto, “Ichinen” é “uma intenção profunda do coração neste momento presente”.

Esse tipo de determinação e intenção está ligada a algo maior do que nós mesmos. Assim, quando enfrentamos um desafio, não lutamos apenas com a nossa vontade ou habilidades pessoais, mas em cooperação com o Daimoku.

Ichinen não significa “sua própria vontade no nível de seu ego cotidiano”.  Em vez disso significa “sua intenção em conexão com seu eu superior”. Seu “eu superior” carrega sua intenção, e nós assumimos a liderança, fornecendo-lhe nossos objetivos e ideias. 

Portanto, a construção e formulação exata do alvo desejado é significativa, uma vez que o nosso eu superior é um observador neutro que nos conduzirá aos nossos objetivos.

O filósofo budista, escritor e poeta, Daisaku Ikeda, nos aconselha da seguinte maneira:

“Que tipo de futuro imagino para mim? Que tipo de eu estou tentando desenvolver? O que eu quero realizar na minha vida?” O importante é pintar essa visão da sua vida em seu coração da forma mais específica possível. Essa própria ‘pintura’ se torna o projeto do seu futuro.”

Você precisa de uma visualização constante e clara do estado desejado e de acesso ao seu eu superior. Este acesso, contudo, não está no nível da consciência cotidiana. 

Enquanto você agir apenas com sua própria vontade no nível do seu ego, como parte de sua consciência cotidiana, e "decidir" algo, você agirá apenas com base na sua força de vontade, não no nível do seu eu superior.

Portanto, o princípio de Ichinen-Sanzen significa revelar o seu “eu superior nas profundezas da sua vida.” Assim, você se funde com o fluxo da energia da força vital e as soluções surgem em sua vida.

 

Leave a comment